Outros projetos na EPTV
Aqui vou deixar registrados os outros projetos que também pude contribuir com a solução de toda o design, diagramação, e código front-end, na minha época de EPTV.
Virando Bixo
Portal de notícias para o público de vestibulandos. É um projeto muito conhecido nas cidades que a EPTV cobre já há muitos anos. Tratou-se mais de melhoramentos no código, na performance, atualização de Bootstrap, e melhoramentos em detalhes visuais. Tudo feito em cerca de 1 ou 2 meses, meados de 2021.
https://www.virandobixo.com.br/
Negócios EP
[Obs.: Este site esteve com as minhas contribuições ativas até cerca de o último trimestre de 2023. A versão no ar hoje é inteiramente diferente, sob autoria de outros designers.] O site focado em negócios da EPTV. Foi Concluído com este resultado em meados de 2020.
https://negocios.empresaspioneiras.com.br/

Break
[Obs.: Este site esteve com as minhas contribuições ativas até cerca de o último trimestre de 2023. A versão no ar hoje é inteiramente diferente, sob autoria de outros designers.] O site focado em notícias empresariais das regiões que o Grupo EP (EPTV) cobre, além de tratar de inovação e etc.. Concluído com este resultado também em meados de 2020.
https://negocios.empresaspioneiras.com.br/break/

Tudo EP – 2021
Portal de notícias do Grupo EP (EPTV). Este foi o último projeto onde pude contribuir na empresa. Fiz todo front-end e melhoramentos no design.
[Obs.: O site esteve com as minhas contribuições ativas até cerca de o último trimestre de 2023. A versão no ar hoje é inteiramente diferente, sob autoria de outros designers. Mas ainda sobrou a página que apresenta a equipe de jornalistas, que serve como registro da minha passagem pela equipe de desenvolvedores. De fato fui eu que solucionei e apliquei todo o layout da versão funcional que você verá ao clicar no link abaixo.]
Confira:
https://www.tudoep.com/nossa-equipe/

Neste projeto eu pude aproveitar ao máximo dos componentes do Bootstrap.
O menu é feito com o componente de “off canvas” do Bootstrap, além de muitos outros recursos de CSS que vêm com o pacote do source code.
Devo ressaltar que pude também aproveitar bastante das chamadas “CSS Properties” (ou CSS variables) neste projeto, uma vez que era necessário diferenciar as cores de cada “categoria” de notícias do projeto. Algo que vio de briefing, e que resolvi no decorrer do projeto.
Foi muito usado também o recurso de integração de SVG em forma de código HTML, muitos inline ao lado de elementos de texto, imagem, e etc..
No design em geral, muito do que está lá foi exigido por outras entidades dentro da empresa na época, mas que eu não era de acordo… Principalmente no tamanho da fonte em toda a Home do site, que continua até hoje do mesmo jeito desde quando eu estava na equipe de Dev da empresa.
Alguns indivíduos na empresa ainda se apegavam ao modo de trabalhar com diagramação de jornais de mídia impressa… e de fato acabaram impregnando o projeto do site com esses mesmos viezes (manias, infelizmente) que não são tão simples assim de serem seguidas no universo digital…
Eu havia feito propostas com menos aplicação de bolds (negritos) e tamanhos menores da fonte em praticamente tudo… Mas noções de tipografia faltavam em praticamente todas as equipes envolvidas no projeto (eu era apenas da equipe de tecnologia/devs).
Na verdade, sinceramente, eu queria fazer tudo diferente neste projeto … desde o branding, até a diagramação de todos os blocos, tanto na Home quanto nas páginas internas… mas principalmente em toda a tipografia… O próprio nome “tudoep” é, na minha opinião como Designer, também algo muito mal resolvido… Mas os caras quiseram ser obstinados e insistir em medidas que, para Internet, são amplamente frustradas… O site poderia ter um alcance muito maior em todos os sentidos se fosse diferente nos fatores que mencionei.
Não obstante, eu me empenhei em fazer o melhor que podia (até porque só eu em toda a empresa tinha o know-how de UI e de Bootstrap necessário para fazer algo bem feito), e aproveitei de todas as vantagens da versão até então mais atualizada do Bootstrap para aplicar padrões de design mais elevados, e que acabavam sendo aprovados porque os caras, sem saída, acabavam vendo que, no decorrer da minha atuação no projeto, fui mostrando os resultados paulatinamente, com o protótipo navegável.
Enfim, um dos meus maiores trabalhos de Desenvolvimento Front-End, e de UI Design. E tenho muito orgulho de ter sido um Designer que efetivamente contribuiu com o principal, e o sucesso e a publicação deste portal de notícias na internet.
Bootstrap, Dev, diagramação, front-end, html, html5, identidade visual, responsivo, Sass, UI Design, UX