top

Design Gráfico

Peças para as campanhas da Sodimac Br

24 Abr , 2024  

Aqui eu quero expor algumas das melhores coleções que produzi para determinadas campanhas do ano (2023, e algumas de 2024) na Sodimac Br.

No período em que estive na empresa (de Novembro 2022 a Abril 2024), eu fui responsável pela maioria das peças gráficas para mídia online de propagandas (desdobramento de peças) e para a home-page do site oficial, desde o slider grande no início (vitrine) até os banners menores mostrando produtos e categorias de produtos abaixo.

Estas são as melhores que consegui produzir em matéria de qualidade e de como eu resolvia a comunicação dos produtos que estas imagens mostravam. Eram desdobramentos a partir de Key Visuals (KVs) pré prontos (produzidos por outro profissional, geralmente das equipes do Chile e/ou da Argetina), e eu era incumbido de fazer as adaptações para cada caso e a cada plano de comunicação para os contextos que se apresentavam pelas metas de venda das lojas do Brasil a cada mês.
Essas imagens eram então usadas para os anúncios nas redes sociais (Fb, Instagram, TikTok), e plataformas conhecidas (Google Ads, YouTube, e etc.)

Além do KV, eles já tinham um Design System estabelecido, e que servia tanto para os elementos de layout do site quanto para as imagens de anúncios das mídias.
Eu usava geralmente o Adobe Photoshop para tratar das fotos dos produtos, ou para fazer foto montagens e ambientações deles em certos contextos; e o Figma para finalizar cada layout em cada variação de formato, aplicando os elementos de informação com base no design system usado pela identidade visual oficial da Sodimac (são os selos de desconto, ícones, e logotipo da empresa).

O Adobe Illustrator eu também usava para refinar os detalhes gráficos e efeitos de shapes, trabalhando e adaptando melhor os vetores em seus pontos e linhas de Bezier; assim eu copiava e colava esses vetores dentro do Figma, a fim de trabalhar mais rápido e tornar os selos de desconto editáveis (ou “componentizáveis”… algo que no Photoshop e no Illustrator não é algo tão fácil de se fazer… e ainda que seja possível, não fica tão rápido quanto no Figma, e consumia muito processamento e memória… enfim…).



Fotografia

E agora eu quero ressaltar algo que realizei no âmbito da Fotografia, e Design para comunicação de produto. Eu de fato fui o autor da foto a seguir, obtida dentro da área de materiais de construção (warehouse) de uma das muitas lojas físicas da rede.

FOTO ORIGINAL

Esta foto é muito especial para mim, pois foi uma pronta iniciativa minha, sem ter sido solicitado para atender a demandas específicas com isso. Enquanto fazíamos uma visita de rotina — eu junto com a equipe de e-Commerce da empresa, da qual eu faço parte — para conhecer um pouco da realidade presencial em um ambiente típico das lojas junto aos atendentes e administradores responsáveis.
Enquanto caminhávamos sendo guiados por um gestor da loja, eu decidi parar um pouco, sacar o meu iPhone (7 plus) e dar um “shot” neste ambiente. Aproximei um pouco do chão do galpão, para ter uma tomada rasteira do entorno.

Eu guardei a foto comigo durante uns 2 ou 3 meses. Além desta, eu tirei outras… mas apenas esta sobrou como a mais útil e pertinente aos contextos de composição de imagem, atendendo às demandas mais frequentes da minha alçada.
E deu bons resultados!

Nesta foto eu fiz alguns ajustes de luz, e de cores, no Photoshop, e ampliei um pouco mais com ajuda da ferramenta de preenchimento com inteligência artifical generativa (“Generative Fill”). Cerca de uns 30% da imagem é resultado disso. Fiz também algumas limpezas no chão e etc..

FOTO TRATADA


Em seguida, apliquei esta foto como plano de fundo para várias das composições com produtos a serem promovidos nos banners e na vitrine do site.
Usei essa foto com frequência durante os últimos ~8 meses trabalhando na referida empresa.

Aqui são alguns dos melhores resultados (campanha de “Black Friday 2023” da empresa):



Fast Pacing

Quero ressaltar também que a produção dessas imagens era conduzida num ritmo intenso/acelerado de entrega. Aqui não são mostrados sequer 10% de tudo que fiz ali. Eu entregava cerca de 300 a ~410 imagens por mês. Fiquei uns 17 meses contratado… o que perfaz aproximadamete mais de 6.100 peças de imagem ao todo durante esse período.

Nisso, o Figma foi a ferramenta fundamental para eu conseguir lidar com os prazos e a qualidade necessária. Sem esta ferramenta, o processo era muito mais lento, árduo e insustentável. (risos!)

 
 

, , , , , , ,


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *